ISB

Estatísticas 2015

Pelo quarto ano consecutivo, o ISB deu continuidade com o monitoramento diário de notícias de ocorrências de incêndio em estabelecimentos comerciais e industriais no Brasil. O monitoramento contempla notícias de “incêndios estruturais”, que consistem em sinistros ocorridos em edifícios como depósitos, hospitais, hotéis, escolas, prédios públicos, e que poderiam ter sido contornados com a instalação de sprinklers.

Em 2015, foram contabilizadas 1349 ocorrências de incêndio, uma média de 112 ocorrências por mês noticiadas pela imprensa. Dentre as diferentes categorias de estruturas, a que registrou o maior número de ocorrências foi a de estabelecimentos comerciais (lojas, shopping centers e supermercados), com 373 registros, seguida pela de indústrias, com 225 reportes.

O Gráfico abaixo expõe os números de incêndios estruturais em estabelecimentos comerciais e depósitos, além de disponibilizar a quantidade de incêndios em outras categorias, como indústrias, serviços de hospedagem, serviços de saúde e institucional, entre outros.

O próximo gráfico divide as ocorrências por estado e, novamente, São Paulo foi o estado que registrou o maior número de ocorrências de incêndio. Vale destacar também que São Paulo e Rio de Janeiro se mantiveram praticamente estáveis ao comparar os reportes desse ano com os de 2014.

A região Nordeste foi um dos maiores destaques da pesquisa deste ano. Dos seis estados que apresentaram os maiores índices de aumento de notícias de sinistros, quatro são nordestinos: Maranhão, com 162%; Rio Grande do Norte, com 87%; Alagoas, com 76%; e Pernambuco, com 25%. Paraná (16%) e Rio Grande do Sul (11,8%) também apresentaram crescimento.

Faça download do infográfico!

 

*Uma ressalva que deve ser feita é que para cada ocorrência de incêndio foi contabilizada apenas uma notícia, inclusive nos casos de incêndios de grandes proporções e impactos que tiveram ampla repercussão em vários veículos de comunicação.