ISB

Estatísticas 2012

Durante o ano de 2012, o ISB fez um monitoramento diário de notícias publicadas sobre os chamados “incêndios estruturais”, ou seja, que ocorreram em diversos tipos de locais construídos e que poderiam ter sido contornados com o uso de sprinklers, como instalações industriais e comerciais, galpões, escolas, hospitais, hotéis, entre outros.

Dentre os incêndios estruturais, só não foram contabilizados os incidentes que aconteceram em residências. Também não foram incluídas informações sobre incêndios florestais. No total, foram encontradas notícias referentes a 755 incêndios, o que daria uma média mensal de 62,9 ocorrências noticiadas.

Ocorrências de incêndios estruturais (exceto residenciais) noticiados em 2012 – por ocupação

Este gráfico mostra as ocorrências de incêndio que foram noticiadas por tipo de local. Percebe-se que edifícios industriais e comerciais representam 73% dos incêndios noticiados.

Ocorrências de incêndios estruturais (exceto residenciais) noticiados em 2012 – por ocupação

O gráfico abaixo detalha o número de ocorrências de incêndios estruturais (exceto residenciais) que foram noticiados em cada estado brasileiro de acordo com o monitoramento feito pelo ISB ao longo de 2012.

Como se pode perceber, a quantidade de ocorrências encontradas em São Paulo é consideravelmente maior do que nas demais unidades federativas. No entanto, deve-se destacar que essa diferença pode ser explicada pela forma como a imprensa de cada estado cobre especificamente este assunto.

Outra ressalva que deve ser feita é que para cada ocorrência de incêndio foi contabilizada apenas uma notícia, inclusive nos casos de incêndios de grandes proporções e impactos que tiveram ampla repercussão em vários veículos de comunicação.

Número de incêndios estruturais (exceto residenciais) noticiados na Internet em 2012 – por Estado