Imprensa

Categorias
Notícia

Uso de chuveiros automáticos para proteção de líquidos inflamáveis e combustíveis vence o 5º Prêmio ISB

O Engenheiro Ambiental e Policial Militar do Corpo de Bombeiros da PMESP, Samuel de Andrade, 35 anos, é o vencedor do 5º Prêmio do Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos com o projeto: “Uso de chuveiros automáticos para proteção de líquidos inflamáveis e combustíveis.” A premiação tem como objetivo fomentar a pesquisa cientifica na área de prevenção e combate a incêndios, além de contribuir para a produção de referências bibliográficas sobre o assunto em língua portuguesa.

Na apresentação do trabalho, Andrade explica que “o estudo tem como principal objetivo descrever para profissionais que projetam e que fazem a vistoria de sistema de prevenção e combate a incêndios as diversas possibilidades de armazenamento previstas na legislação, esmiuçando as características das embalagens permitidas e dos arranjos possíveis, destacando em especial os aspectos que interferem no funcionamento do sistema de chuveiros automáticos nestes locais. Além disso, o documento esclarece as diversas possibilidades normativas de classificação dos líquidos inflamáveis, bem como detalha a evolução histórica destas normas até a legislação nacional atual”.

Ele defende que a qualidade da segurança contra incêndio nas edificações e áreas de risco somente poderá ser garantida se ela for observada em todas as vertentes. “É necessário um bom regulamento técnico, um bom projeto, produtos e instalações adequadas”, diz.

A pesquisa de Samuel tomou como base sua experiência como integrante do Comitê de Revisão de Normas Técnicas de Armazenagem de Líquidos Inflamáveis para a prevenção e combate a incêndios. “Presenciar ocorrências com este tipo de produto, aliando o conjunto de informações e detalhes debatidos durante os encontros do comitê, me chamou a atenção para a lacuna existente sobre este tipo de informação”, conta o vencedor.

Para o diretor-geral do Instituto Sprinkler Brasil (ISB), Marcelo Lima, “o Brasil é carente de profissionais com formação específica na prevenção e no combate a incêndios. O prêmio é um incentivo para que engenheiros, arquitetos, técnicos e outros que atuam nessa área, se dediquem ao desenvolvimento de obras que sirvam de referência”, conclui Lima.

O vencedor do 5º Prêmio ISB de Trabalhos Técnicos, Samuel Andrade, receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil, uma viagem ao Centro de Pesquisas da FM Global, nos Estados Unidos, e a publicação do seu trabalho em livro nas versões impressa e digital (e-book). O ISB também premiará com menção honrosa e publicação dos trabalhos o segundo e terceiro colocados, que respectivamente são:

– Daniel Henrique Miranda e Rafael Fernandes de Souza com o trabalho: “Estudo comparativo entre duas soluções para proteção contra incêndios por chuveiros automáticos em depósitos onde há estoque alto, com foco nos custos e sustentabilidade.”

– Angelo Diego Packer com o tema: “Análise para a redução de custos em sistemas de chuveiros automáticos.”

Todos o conteúdo produzido ficará disponível aqui no nosso site no link https://www.sprinklerbrasil.org.br/biblioteca/ e poderá ser baixado gratuitamente.