Imprensa

Categorias
Notícia

Experiência no Corpo de Bombeiros foi a grande inspiração para vencedor da 5ª edição do Prêmio ISB

Samuel de Andrade, vencedor da 5ª edição do Prêmio ISB, aproveitou sua experiência como integrante do Comitê de Revisão de Normas Técnicas de Armazenagem de Líquidos Inflamáveis do Corpo de Bombeiros de São Paulo para desenvolver seu trabalho: uso de sprinklers para proteção de líquidos inflamáveis e combustíveis.

“Presenciar ocorrências com este tipo de produto, aliando o conjunto de informações e detalhes debatidos durante os encontros do comitê, me chamou a atenção para a lacuna existente sobre este tipo de informação”, conta o vencedor.

O tema escolhido teve como principal objetivo descrever aos profissionais que projetam e que fazem a vistoria de sistema de prevenção e combate a incêndios as diversas possibilidades de armazenamento previstas na legislação, esmiuçando as características das embalagens permitidas e dos arranjos possíveis, destacando em especial os aspectos que interferem no funcionamento do sistema de sprinklers nestes locais. Além disso, o documento esclarece as diversas possibilidades normativas de classificação dos líquidos inflamáveis, bem como detalha a evolução histórica destas normas até a legislação nacional atual.

“Sabemos que no Brasil é escassa a oferta de referências bibliográficas em português, para arquitetos, engenheiros, projetistas e interessados na área de prevenção e combate a incêndios. Tenho muita satisfação e orgulho por poder contribuir com material de qualidade para quem quiser pesquisar o assunto. Espero que outras pessoas se inspirem e também participem desta iniciativa”, revela Samuel.

“Temos trabalhado na promoção e melhoria constante das edições do Prêmio ISB, que está indo para a sexta edição. Além disso, temos contribuído com a Frente Parlamentar Mista de Segurança e Combate a Incêndios (FPMSCI) para a criação de cursos para a formação no ensino superior nesta área. Nós acreditamos que este também seja um importante passo para avançarmos em questões como instalação e manutenção, tanto quanto contribuímos com o desenvolvimento de pesquisas e geração de conhecimento no setor”, explica Marcelo Lima, diretor geral do Instituto Sprinkler Brasil e um dos entusiastas da Frente.

Todos o conteúdo produzido pelos premiados ficará disponível no portal do ISB https://www.sprinklerbrasil.org.br/biblioteca e poderá ser baixado gratuitamente.