Imprensa

Categorias
Notícia

5º Prêmio ISB: vencedores destacam uso racional e sustentável dos sprinklers

O Instituto Sprinkler Brasil promoveu ontem à noite no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a entrega dos troféus aos três trabalhos técnicos selecionados pela comissão julgadora da 5ª edição do prêmio ISB. A premiação tem como objetivo fomentar a pesquisa cientifica na área de prevenção e combate a incêndios, além de contribuir para a produção de referências bibliográficas sobre o assunto em língua portuguesa.

“Essa premiação tem crescido a cada ano, demonstrando sua significativa contribuição para a promoção da pesquisa científica no campo de prevenção e combate a incêndios. É uma grande satisfação para nós receber trabalhos de alto nível e relevância e que, de alguma forma, contribuem para novas ideias e soluções acerca do tema. Estamos satisfeitos com o resultado conquistado até aqui, mas queremos que ainda mais pessoas compartilhem os seus conhecimentos e contribuam com a produção de material bibliográfico de qualidade e por este motivo que anunciamos essa noite o início das inscrições para a 6ª edição”, explica Marcelo Lima, diretor-geral do Instituto Sprinkler Brasil.

Samuel de Andrade, Engenheiro Ambiental e Policial Militar do Corpo de Bombeiros da PMESP, foi o grande vencedor do 5º Prêmio do Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos com o projeto: “Proteção de depósitos de líquidos inflamáveis e combustíveis com sistema de sprinklers”. A obra de Andrade ressalta que a qualidade da segurança contra incêndio nas edificações e áreas de risco somente poderá ser garantida se ela for observada em todas as vertentes.

“É necessário um bom regulamento técnico, um bom projeto, produtos e instalações adequadas”, explica o autor. Por ter vencido a quinta edição do concurso, o autor recebe R$ 10 mil em dinheiro, uma viagem ao Centro de Pesquisas da FM Global, nos Estados Unidos, e a publicação de seu trabalho em versões impressa e on-line, essa disponível no portal do Instituto Sprinkler Brasil.

Ele explica que poder contribuir com a melhora na oferta de referências bibliográficas, em português, para arquitetos, engenheiros, projetistas e interessados na área de prevenção e combate a incêndios é uma grande satisfação pessoal. “Espero que outras pessoas se inspirem e participem dessa iniciativa”.

Receberam menção honrosa do ISB os trabalhos de Daniel Henrique Miranda e Rafael Fernandes de Souza com a obra: “Proteção por sprinklers em depósito de grande altura” e Angelo Diego Packer com o tema: “Análise para a redução de custos em sistemas de sprinklers”.  Todo o conteúdo produzido ficará disponível no site do ISB (https://www.sprinklerbrasil.org.br/biblioteca) e poderá ser baixado gratuitamente. Os autores contemplados com menção honrosa receberam, além do troféu, um e-book.

Daniel Henrique Miranda acredita que todas as empresas que investem na melhoria de conhecimento estão prestando um serviço muito importante não apenas ao mercado, mas à sociedade, pois indiscutivelmente vivemos em um planeta quase 100% integrado. “O Brasil está atravessando a maior crise de incentivo à pesquisa científica de nossa história. Portanto, o Prêmio ISB passa a simbolizar um novo papel que o mercado privado já assumiu em outras grandes nações, o de patrocinador e orientador da produção de conhecimento de sua população. Acreditamos que esse é o momento perfeito para fazer essa análise, e claro, manifestar a nossa gratidão. Foi uma alegria ter trabalhado em coautoria com o meu amigo Rafael Fernandes”, analisa.

Angelo Diego Packer enfatizou que sua relação com o ISB começou em um dos momentos mais importantes da sua vida, a pós-graduação, algo pelo qual lutou muito para conquistar. “O prêmio do ISB começou a mudar minha trajetória a partir do momento em que dediquei todos os esforços da pós direcionados à construção de minha tese. Essa premiação será uma nova etapa em minha vida. É um reconhecimento profissional”, conclui.

A celebração foi finalizada com uma noite de autógrafos com as presenças dos premiados das 4ª e 5ª edições.