Prêmio ISB

Prêmio ISB

Regulamento

5º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos

APRESENTAÇÃO

O Instituto Sprinkler Brasil – ISB (www.sprinklerbrasil.org.br) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a fomentar a proteção contra incêndio, bem como à divulgação de informações relativas ao combate a incêndio por meio da utilização de chuveiros automáticos, os sprinklers.

Durante o ano de 2015 o ISB monitorou na imprensa brasileira 1349 ocorrências de incêndio em instalações comerciais, industriais, de saúde e prédios públicos no Brasil. Estima-se, contudo, que esse número seja menos que 3% da quantidade real de ocorrências.

O ISB acredita que muitos desses sinistros poderiam ser evitados caso houvesse um sistema eficaz de segurança contra incêndio. Um desses métodos é o uso de sistema de sprinklers, cuja comprovação de efetividade é verificada há décadas nos Estados Unidos e na Europa.

Por ser um método razoavelmente novo no Brasil, ainda não existe bibliografia suficiente em língua portuguesa capaz de promover o aprimoramento do uso de sprinklers em construções no País.

Deste modo, a fim de estimular a produção de conhecimento sobre a utilização de sprinklers na segurança contra incêndio no Brasil, o ISB promove o 5º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos. O concurso está aberto a monografias, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, estudos de caso e outros trabalhos técnicos elaborados sob a ótica tecnológica, econômica, ambiental ou normativo-regulamentadora sobre o tema, cujas especificações se encontram nos itens 1 e 5 deste regulamento.

O concurso premiará o melhor trabalho, considerando a qualidade temática, escrita e bibliográfica, que efetivamente possa contribuir para o desenvolvimento do uso de sprinklers no Brasil. A inscrição está restrita a trabalhos em língua portuguesa, inéditos ou já apresentados / defendidos em um prazo de até 12 meses anteriores à abertura do presente concurso.

REGULAMENTO

1. TEMAS

São válidos quaisquer temas pertinentes ao uso de sprinklers na proteção e segurança contra incêndio no Brasil, tais como:

  • Certificação de produtos, serviços e profissionais
  • Inspeção e manutenção de sistemas
  • Soluções inovadoras para o uso de sprinklers
  • Legislação brasileira
  • Proteção por sprinklers em ocupações específicas
  • Sprinklers e sustentabilidade;
  • A importância da certificação de sprinklers.
  • Mercado de sprinklers no Brasil

2. CALENDÁRIO

O 5º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos terá o seguinte calendário, cujos prazos deverão ser seguidos:

2.1 Período de inscrição: 09/10/2017 a 15/01/2018

2.2 Envio do trabalho: Após inscrição e até 15/01/2018

2.3 Análise dos trabalhos: 20/01/2018 a 20/02/2018

2.4 Divulgação do vencedor: Até 15/03/2018

2.5 Premiação: Abril /2018

3. PARTICIPANTES

3.1 O concurso é aberto a todos os brasileiros ou estrangeiros, maiores de 18 anos e deve ser escrito em língua portuguesa. O trabalho poderá ser realizado individualmente ou em grupo (máximo de cinco pessoas), no entanto, cada autor poderá inscrever apenas um trabalho.

3.2 Os participantes poderão ser de qualquer área de atuação profissional ou acadêmica.

3.3 A participação é vedada para:

3.3.1 – Parceiros ou sócios comerciais dos componentes da Comissão Organizadora do 5º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos;

3.3.2 – Funcionários, estagiários, consultores e prestadores de serviços do ISB e de sua patrocinadora FM Global;

3.3.3 – Cônjuge, ascendente, descendente em qualquer grau e colateral até o 1º grau, por consangüinidade ou afinidade, dos componentes da Comissão Organizadora do 5º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos.

4. INSCRIÇÃO

4.1 A ficha de inscrição deverá ser realizada via site www.sprinklerbrasil.org.br e o trabalho deverá ser enviado para o e-mail premioisb@sprinklerbrasil.org.br até às 23h59 do dia 15/01/2018.

No ato da inscrição deverá ser indicado no cadastro o responsável pelo trabalho:

4.2.1 – Trabalho individual: nome do concorrente.

4.2.2 – Trabalho em grupo: nome do representante do grupo – que será o representante responsável pela inscrição, projeto e ainda, para fins deste concurso, o único interlocutor junto à organização.

4.2.3 – Será de responsabilidade do representante do grupo obter autorização dos demais integrantes, para a participação neste concurso, e seus nomes e cadastros deverão ser obrigatoriamente preenchidos no ato da inscrição, no campo especialmente reservado para esse fim.

4.3 Os autores individuais poderão participar com apenas um trabalho.

4.4 Os integrantes de trabalho em grupo poderão participar com apenas um trabalho.
Não é permitida a formação de equipes distintas com integrantes de trabalhos já inscritos.

4.5 O mesmo projeto não poderá ser inscrito por participantes ou equipes diferentes. Se isso ocorrer, as partes serão sumariamente desclassificadas.

4.6 Serão considerados participantes os inscritos que apresentarem seus projetos de acordo com as exigências deste Regulamento.

4.7 A alteração e/ou inclusão de integrantes da equipe, alteração de representante, posterior à efetivação da inscrição, deverá ser obrigatoriamente comunicada por e-mail premioisb@sprinklerbrasil.org.br até o ato do envio do trabalho.

4.8 Após a efetivação do cadastro de inscrição, o sistema enviará ao autor/representante do grupo uma mensagem eletrônica com a confirmação da inscrição.

Caso o representante indicado na inscrição não receba este e-mail de confirmação, deverá procurar a Comissão Organizadora utilizando o e-mail premioisb@sprinklerbrasil.org.br para regularizar a situação.

5. CONTEÚDO, APRESENTAÇÃO E ENVIO DO TRABALHO

O trabalho deverá estar em conformidade com as seguintes diretrizes:

5.1 Serão aceitos apenas trabalhos em língua portuguesa, inéditos, ou apresentados ou defendidos em um prazo de até 12 meses anteriores ao início do presente concurso;

5.2 Trabalhos de caráter teórico ou prático que proporcionem o desenvolvimento do uso de sistemas de sprinklers no Brasil;

5.3 Que apresentem aspectos inovadores ligados ao assunto e/ou desenvolvimento de estudo de caso relacionado aos temas do item 1;

5.4 A apresentação geral do trabalho deverá seguir o formato geral abaixo:

5.4.1 – Estrutura: Resumo, Índice, Introdução; Desenvolvimento; Conclusão e Bibliografia;

5.4.2 – É sugerido que o trabalho siga as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos.

5.4.3 – Não serão permitidos logos comerciais no corpo do trabalho;

5.5 Deverá ser elaborado um resumo do trabalho, com no máximo 850 palavras, sem imagens ou fotografias, página formato A4, para publicação no caso de o trabalho ser premiado.

5.6 O trabalho e o resumo do trabalho deverão ser enviados em formato PDF, por meio do e-mail premioisb@sprinklerbrasil.org.br.

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora será escolhida pela Comissão Organizadora do concurso, e será formada por profissionais e ou especialistas da área de segurança contra incêndio.

A Comissão Organizadora terá total autonomia para a avaliação dos trabalhos, inclusive para dirimir soberanamente quaisquer dúvidas oriundas deste regulamento ou do Concurso.

6.1 – A avaliação seguirá os seguintes critérios:

6.1.1 – Recebimento do trabalho dentro do prazo estipulado;

6.1.2 – Cumprimento dos critérios dos itens 1 e 5 deste regulamento;

6.1.3 – Ideia central (adequação ao tema, relevância e originalidade);

6.1.4 – Clareza do trabalho (estrutura do texto e qualidade da redação);

6.1.5 – Qualidade (método, fontes de dados, análise e bibliografia);

6.1.6 – Conclusão (contribuição do trabalho).

6.2 A Comissão Julgadora é soberana para definir ou incluir outros critérios que julgarem adequados.

6.3 As decisões da Comissão Organizadora são soberanas e irrecorríveis.

7. RESULTADO E PREMIAÇÃO

7.1 O prazo final para a divulgação do vencedor será de acordo com o item 2 deste regulamento.

7.2 Os resultados finais e trabalhos premiados serão divulgados na imprensa e publicados no site www.sprinklerbrasil.org.br.

7.3 Premiação

O melhor trabalho será premiado da seguinte maneira:

7.3.1 – O autor do trabalho vencedor receberá:

7.3.1.1 – Prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000,00. O prêmio será entregue ao autor/representante do grupo indicado na ficha de inscrição

7.3.1.1.1 – Caso o vencedor seja um grupo, é de total e exclusiva responsabilidade do representante do grupo definir a forma como o prêmio será dividido entre os demais integrantes da equipe.

7.3.1.2 – Visita do autor ao centro de pesquisas da FM Global, nos Estados Unidos, com despesas a cargo do ISB para passagem aérea saindo do Brasil, hospedagem nos Estados Unidos, alimentação (US$ 100 por dia), deslocamento para os locais a serem visitados e traslado de e para o aeroporto.

7.3.1.2.1 – No caso de equipe vencedora, a viagem será concedida a apenas um membro do grupo, indicado por seu representante.

7.3.1.2.2 – A viagem deverá ocorrer até Novembro de 2018 e terá 03 (três) dias de duração, sendo que o autor/integrante selecionado do grupo se responsabiliza por obter e custear toda e qualquer documentação pessoal necessária à realização da viagem.

7.3.2 – Publicação do trabalho finalista em formato a ser definido pelo Instituto.

8. REGRAS GERAIS

8.1 – O(s) autor(es) do(s) trabalho(s) selecionado(s) concorda(m) em ceder ao ISB direito para publicação em quaisquer meios de divulgação, bem como permite(m) a utilização de seu nome e imagem, para divulgação da premiação em quaisquer meios de comunicação, sem qualquer ônus para o ISB;

8.2 -Todos os candidatos são responsáveis pela autoria e conteúdo do trabalho encaminhado, não cabendo qualquer responsabilidade aos realizadores do certame por eventuais infringências aos direitos autorais de terceiros;

8.3 – A critério da Comissão Julgadora, outros trabalhos poderão receber menção honrosa e serem publicados no site do ISB;

8.4 – O ISB reserva-se o direito de anular o concurso se a Comissão Julgadora não se decidir por nenhum dos trabalhos apresentados;

8.5 – A simples inscrição e entrega dos trabalhos implica a tácita aceitação de todas as condições e normas deste regulamento e dos seus resultados, renunciando o autor/ representante do grupo, bem como todos os integrantes a quaisquer ações judiciais, interpelações e/ou recursos;

8.6 – A Comissão Organizadora não se responsabiliza por qualquer problema técnico na inscrição, envio do trabalho ou quaisquer processos relacionados ao concurso:

8.6.1 – Provenientes de falhas de linha telefônica, computadores, servidores, provedores, hardware/software, perda ou indisponibilidade de conexão de rede ou falha na transmissão de computador ou quaisquer combinações destas que possam limitar a capacidade do usuário de participar do Concurso;

8.6.2 – Resultantes de danos a sistema/software de computador ou telefone celular do participante, relacionado a/ou decorrente da participação ou download de quaisquer materiais deste concurso;

8.6.3 – E-mails não entregues resultantes de qualquer forma de filtragem ativa ou passiva de e-mails, por parte do provedor de serviços de Internet e/ou cliente de e-mail do usuário, ou por espaço insuficiente na conta de e-mail do usuário para receber/enviar e-mail. Prova de envio não será considerada prova de recebimento pela Comissão Organizadora;

8.7 – Serão desclassificados os projetos que não obedecerem estritamente aos termos deste regulamento;

8.8 – Os casos não previstos neste regulamento serão julgados e definidos pela Comissão Organizadora, sendo as decisões desta Comissão soberanas, irrecorríveis e irrevogáveis.

9. DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Esclarecimentos e informações sobre o Concurso podem ser solicitados por e-mail à Comissão Organizadora, no seguinte endereço: premioisb@sprinklerbrasil.org.br