ISB

Estatísticas 2014

Mais uma vez, o ISB seguiu com o monitoramento diário de notícias de ocorrências de incêndios em estabelecimentos comerciais e industriais no Brasil. Os sinistros contabilizados são os chamados “incêndios estruturais”, ou seja, aqueles que poderiam ter sido contornados com a instalação de sprinklers e ocorreram em depósitos, hospitais, hotéis, escolas, prédios públicos, entre outros.

Em 2014, foram contabilizadas 1275 ocorrências de incêndio, uma média de 106 incêndios por mês, noticiados pela imprensa. Dentre as diferentes categorias de estruturas, a que registrou o maior número de ocorrências foi a de estabelecimentos comerciais (lojas, shopping centers e supermercados), com 342 registros, seguida pela de depósitos, com 259 reportes.

O Gráfico abaixo, além de expor os números de incêndios estruturais em estabelecimentos comerciais e depósitos, também disponibiliza os números de incêndios em outras categorias, como indústrias, serviços de hospedagem, serviços de saúde e institucional, entre outros.

O próximo gráfico divide as ocorrências por estado. Como nos anos anteriores, São Paulo se manteve em primeiro lugar no registro de ocorrências de incêndio, posição explicada pelo modo como a mídia local trata o assunto e pelo grau de importância que agrega ao mesmo.

Em 2013, o número de incêndios estruturais registrados pelo estado de São Paulo foi de 238, ante a 266 de 2014 – e 198 de 2012. Já a região Sudeste, isolada, corresponde a mais de um terço do total de sinistros registrados pela mídia brasileira. A região com menos ocorrências é a Norte, com 89 casos.

Faça download do Infográfico!

 

*Uma ressalva que deve ser feita é que para cada ocorrência de incêndio foi contabilizada apenas uma notícia, inclusive nos casos de incêndios de grandes proporções e impactos que tiveram ampla repercussão em vários veículos de comunicação.