Imprensa

Categorias
Notícia

ISB participa do evento Mil Dias da tragédia da boate Kiss

A Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) realizou em Brasília, no dia 4 de novembro, o seminário “Mil Dias”, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre o tempo que já se passou desde o incêndio ocorrido na boate Kiss, em janeiro de 2013, e a falta de providências do Estado brasileiro.

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) esteve representado no evento por seu conselheiro, José Carlos Tomina, que realizou palestra sobre a importância da prevenção para que casos semelhantes ao da boate Kiss não voltem a ocorrer no País. ““Segurança contra incêndio nunca foi prioridade no Brasil. Por isso, é importante o papel do governo federal”, afirmou o conselheiro.

Tomina afirmou que “apagar incêndio é importante, mas a prevenção é muito mais”, ao explicar que este tipo de ocorrência está diretamente relacionado a causas humanas: “não se trata de fatalidade”. Ele lembrou ainda que a “tragédia de Santa Maria foi violenta” porque foi resultado de uma sequência de “falhas humanas”.

O evento, que foi realizado por meio da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Câmara dos Deputado, contou com a participação de diversos parlamentares, dentre eles, o deputado Paulo Pimenta (PT/RS), que reiterou a necessidade de aprovação do projeto de lei 2020 e defendeu a criação de um Código Nacional de Segurança Contra Incêndio.

A CDH também aprovou o Requerimento nº 125/2015, que dá poder à Comissão para fiscalizar e acompanhar os inquéritos e cobrar ações preventivas de incêndio e outros sinistros.

O seminário “Mil Dias” abordou a indignação dos familiares das vítimas com o Ministério Público pela instauração de processo por calúnia, difamação e injúria, contra três pais; o resultado do processo contra os bombeiros e a Prefeitura de Santa Maria; e a necessidade de atenção para com a saúde dos sobreviventes.