Imprensa

Categorias
Notícia

ISB desenvolve curso online sobre sprinklers para bombeiros

Em parceria com a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) do Ministério da Justiça, o Instituto Sprinkler Brasil (ISB) está desenvolvendo um treinamento online sobre sprinklers direcionado especificamente para bombeiros. Com 60 horas de duração e cinco módulos distintos, o curso será gratuito e poderá ser acessado no site da Rede EaD da Senasp. A duração estimada será de um mês e meio e, ao final, o participante fará uma prova para emissão de certificado.

A previsão é de que o curso seja disponibilizado online no próximo semestre. “Teremos mais capilaridade do conhecimento no País. Conseguiremos chegar mais longe e treinar mais pessoas”, explica Marcelo Lima, diretor geral do ISB. De acordo com Adilson Antônio da Silva, engenheiro civil e coronel da reserva do Corpo de Bombeiros de São Paulo, o formato de ensino a distância é eficaz porque abrange inúmeros inscritos. “A ideia é também oferecer o curso para outros funcionários públicos e agentes de segurança. O foco será sempre em segurança pública”, afirma o profissional, que está desenvolvendo o conteúdo do curso de ensino a distância.

O projeto começou a ser discutido há três anos, e ganhou impulso decisivo no final de 2015 ao ser apoiado pela Ligabom. Em 2017, foi assinado o acordo de cooperação técnica entre o ISB e a Senasp.

Essa iniciativa faz parte de um dos pilares fundamentais de atuação do ISB, a disseminação da informação. “Sempre achamos que um dos grandes entraves ao uso de sprinklers no Brasil era a falta de informação dos profissionais que atuam na área de segurança contra incêndios, inclusive entre os bombeiros”, salienta o diretor geral do ISB. O coronel Adilson complementa que a Senasp sempre foi cotada como a parceira ideal. “Quando começamos as conversas, ficamos sabendo da possibilidade de utilizar a plataforma de ensino à distância (EaD) da secretaria, o que dinamizaria a implementação. Em 2016, o projeto engrenou, mesmo com as adversidades no cenário político”, acrescenta.

Os impactos do EaD na segurança contra incêndio

Segundo Lima, a expectativa com o curso é criar uma familiaridade com a tecnologia de sprinklers, que ainda hoje, após mais 180 anos de existência, é erroneamente vista como muito difícil e complicada. Como praticamente todas as etapas da implantação de um sistema de proteção contra incêndio envolvem os corpos de bombeiros, desde as exigências básicas contidas na legislação, passando pelas etapas de aprovação de projetos, emissão de auto de vistoria, fiscalização, e caso necessário, combate a incêndio, o ISB considera fundamental que os bombeiros tenham um entendimento básico sobre a tecnologia desse equipamento.