Imprensa

Categorias
Notícia

Fundabom dissemina conhecimento para tornar sociedade mais segura

Em quase três anos de atividade, a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo – Fundabom coleciona ações que contribuem para o aperfeiçoamento de seu efetivo e viabilizam parcerias de educação pública. A Fundabom apoia o Corpo de Bombeiros por meio de cursos e treinamentos, além de projetos institucionais, com o objetivo de promover e difundir a produção de conhecimento cultural e científico na área de emergências.

Entre essas iniciativas, destacam-se cursos a distância, desenvolvidos em parceria com a Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor, em que oficiais do Corpo de Bombeiros ensinam profissionais que precisam elaborar projetos técnicos de segurança contra incêndios. A Fundabom desenvolve ainda cursos presenciais e treinamentos voltados tanto ao público interno do Corpo de Bombeiros quanto a profissionais de engenharia civil e arquitetura, empresas e público em geral. “Em uma única ação patrocinada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) foram capacitados mais de 120 arquitetos para atuarem na elaboração de projetos de segurança contra incêndios”, afirma o major Alexandre Doll, um dos fundadores e conselheiro da Fundabom.

Redução de incêndios

Na área institucional, a Fundação desenvolve o projeto “Chama segura”, em parceria com a Liquigás, voltado a comunidades carentes. A iniciativa consiste na substituição de registros e mangueiras de gás e na realização de palestras de orientação para esse público. “Nas regiões onde o projeto foi desenvolvido, tivemos uma redução no número de incêndios provocados por gás de cozinha (GLP). São vidas preservadas e patrimônios mais seguros em consequência da atuação preventiva do Corpo de Bombeiros”, destaca o major Doll.

Outra ferramenta para disseminar informações e reduzir acidentes é a Revista da Fundabom. Com uma tiragem de 10 mil exemplares, a revista recebeu o Prêmio Petrobrás de Jornalismo pela matéria sobre o incêndio nos terminais petroquímicos da Alemoa, em Santos (SP), publicada em sua primeira edição, em abril de 2015.

Os planos futuros da Fundação incluem o desenvolvimento de novos cursos, inclusive de graduação e pós-graduação, e vários outros projetos de parcerias, como o de um museu interativo do Corpo de Bombeiros. “Este modelo de parcerias com diversas entidades, instituições ou empresas com o Corpo de Bombeiros, por meio da Fundabom, mostra-se bem-sucedido e tem viabilizado muitas conquistas e resultados. O modelo fundacional oferece a agilidade e confiabilidade para ocorrerem tais parcerias: agilidade por ser uma fundação privada e confiabilidade pela constante fiscalização do Ministério Público por meio da Curadoria das Fundações”, completa.