Imprensa

Categorias
Notícia

Cursos de segurança contra incêndio começam a despontar no País

As iniciativas educacionais que visam habilitar profissionais para atuar na área de segurança contra incêndio ainda podem ser consideradas tímidas, mas, aos poucos, elas vêm ganhando espaço no Brasil. Cursos como o de aperfeiçoamento de Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico e o próprio Técnico em Segurança do Trabalho se somam a iniciativas como a do Instituto Sprinkler Brasil, que premia pesquisas que contribuem com o desenvolvimento da área.

Novo no mercado, o curso de Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico tem como objetivo oferecer aos profissionais os conhecimentos necessários para que eles possam gerenciar, projetar e atuar em situações que envolvam sistemas preventivos contra incêndio e pânico. Esta é a proposta do curso oferecido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e o do curso à distância do Instituto de Tecnologia e Ciência Ambiental (ITCA).

De acordo com informação dos coordenadores do curso da PUC-PR, os professores Orlando Strobel e Ivan Ricardo Fernandes, a proposta de ensino é oferecer aos profissionais o conhecimento específico sobre os sistemas de proteção contra incêndio. “A atuação destes profissionais no mercado de trabalho eleva a condição de segurança contra incêndio e pânico das edificações, refletindo numa melhor condição de segurança aos usuários”, argumentam.

Apesar da iniciativa da universidade paranaense, essa não é a realidade encontrada em muitas entidades acadêmicas do Brasil e conseguir conteúdo que amplie o conhecimento sobre sistemas de segurança contra incêndio não é fácil quando não há estímulo para produção nas universidades. Estudantes de Engenharia, por exemplo, não conseguem acompanhamento de seus professores para o desenvolvimento de material sobre o assunto, uma vez que os próprios educadores não estão familiarizados com as técnicas de projeto de sistemas de prevenção contra incêndio.

É aí que entra a iniciativa do Prêmio Instituto Sprinkler Brasil, que busca superar o descompasso do avanço das tecnologias disponíveis de segurança contra incêndio no País, ao fomentar a discussão e a disseminação de conhecimento técnico sobre os sprinklers. O ISB acredita que contribuir e atuar pela educação para a criação de uma bibliografia mínima sobre sprinklers em língua portuguesa é de suma importância para a prevenção a incêndios no Brasil e vai lançar a terceira edição do concurso em setembro.

Mais populares do que os cursos de pós-graduação ou de iniciativas que premiam as pesquisas de combate a incêndio são os cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, especialmente aqueles com foco em prevenção a incêndio, que formam profissionais capacitados a atuar em edificações e áreas de risco. O ISB defende que a partir da aplicação de equipamento e material adequados e da presença de profissionais devidamente qualificados, a instalação de sistemas eficazes de segurança contra incêndio será cada vez mais viável e aumentará o nível de segurança contra incêndio no País.