Imprensa

Categorias
Notícia

2º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil já tem o vencedor (Newsletter nº 5)

Iniciativa tem como objetivo promover conhecimentos e difundir a tecnologia dos sprinklers nos ambientes onde se formam profissionais  

O pesquisador Deives Júnior de Paula é o vencedor do 2º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos. Ele conquistou o título com o trabalho Requisitos e critérios mínimos de avaliação visando à liberação de uso e operação dos sistemas de proteção contra incêndio por sprinklers, que recebeu a melhor nota da Comissão Julgadora do concurso.

Profissional com mais de quinze anos de experiência, Deives atua no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas no segmento de segurança contra incêndio. O foco de seu trabalho é nos equipamentos de proteção e combate a incêndio (extintores, hidrantes, mangotinhos, sprinklers, agentes extintores e conhecimentos ligados ao tema).

“Como técnico, fico muito feliz com o prêmio, pois é um reconhecimento muito nobre do trabalho que desenvolvo aqui no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)”, afirma o vencedor. Segundo ele, a proposta da pesquisa foi apresentar critérios e métodos de avaliação de projetos de instalação de sistemas de proteção contra incêndio, com o objetivo de mitigar, desde a origem, possíveis problemas na instalação e entrega do sistema.

O autor explicou que a intenção é que seu trabalho sirva como ferramenta para evitar o uso inadequado do equipamento de proteção. “Se tiver uma avaliação sistêmica de todos os elementos utilizados vai resultar na entrega de um sistema confiável, já que não temos no Brasil um método que garanta a conformidade das instalações”, ressalta.

Prêmio – No Brasil, há um número restrito de profissionais pensando, de maneira sistemática, a proteção contra incêndios e isso se estende ao ambiente educacional.  O diretor geral do ISB, Marcelo Lima, ressalta que, de modo geral, há poucos professores que conhecem suficientemente o tema incêndio a ponto de incentivarem seus alunos a pesquisarem nessa área. “O resultado é a formação de profissionais que geralmente não levam em conta a proteção contra incêndio em seus projetos além do mínimo exigido pela legislação”, acrescenta.

O ISB acredita que muitos casos de incêndio poderiam ser evitados, se no Brasil houvesse a obrigatoriedade de um sistema completo de segurança contra incêndio, incluindo os sprinklers. “O sprinkler é uma tecnologia que faz parte desse sistema, cuja comprovação de efetividade de proteção está consolidada há décadas nos Estados Unidos e na Europa”, explica Lima.

A primeira edição do concurso foi vencida pelo engenheiro projetista João Carlos Wollenstarki Júnior, com o trabalho Conceitos Fundamentais e Dicas Importantes para quem trabalha com Sprinklers – Uma visão Especial da NFPA 13. A proposta é que sua pesquisa sirva como fonte de entendimento dos conceitos fundamentais para quem trabalha com sprinkler, mesclando informações teóricas com a prática profissional.

A avaliação dos trabalhos inscritos no 2º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos foi realizada com base nos critérios de adequação ao tema, relevância, originalidade, estrutura do texto e qualidade da redação, método, fontes de dados, análise e bibliografia.